Histórico

A Mühle Composites é uma empresa de uma só pessoa. Ricardo Brüggmann Mühle, natural de Porto Alegre, engenheiro formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Crea-SC 092800-8).

O meu interesse pelos materiais compostos iniciou-se nas dependências do Clube Náutico Francisco Martinelli, tradicional clube de remo de Florianópolis. A forma como os reparos feitos nos barcos de “fibra” eram realizados, me davam a impressão de que estavam sendo mal feitos. Comecei a estudar o assunto e logo comecei a “meter o bedelho” na oficina do clube e a realizar alguns reparos e reformas de barcos de fibra de carbono. No ano de 2005 confeccionei, com a ajuda de um funcionário do clube, um molde de fibra de vidro para a fabricação de cascos de barcos a remo do tipo single-skiff. Molde este já apto para ser utilizado com processos de laminação avançados. Em 2009 introduzi no clube a fabricação de barcos com estrutura do tipo sanduíche, e em 2012 a laminação por infusão de resina. Estes processos deram um salto na qualidade das peças produzidas, uma vez que resultam em um laminado leve, resistente, com alta porcentagem volumétrica de fibras e baixo teor de vazios, além de uma alta reprodutibilidade.

Concomitante aos reparos e projetos no mundo náutico, iniciei os reparos de quadros de bicicleta fabricados em fibra de carbono. O início não poderia ser o mais óbvio! Comecei arrumando meu próprio quadro de Mountain Bike (Trek Y-33) e logo outros quadros foram aparecendo para reparo. Não tardou e logo surgiram também as primeiras peças produzidas em materiais compostos, como selins e até mesmo uma roda lenticular para provas de contra-relógio.    

Todo esse interesse pelos materiais compostos utilizados em barcos a remo e bicicletas, se deve ao fato de que tanto o ciclismo/MTB como o remo são esportes que venho praticando ao longo de muitos anos. Comecei no remo em 1995, em Porto Alegre, de 1999 até 2010 minha casa foi o clube Martinelli em Florianópolis. Tive algumas participações na seleção brasileira de remo, 3 anos remando no Clube de Regatas do Flamengo, e um ano no Berliner Ruder Club (Alemanha). Hoje de volta a Floripa, estou de volta à casa martinellina.

O gosto pelo remo só é sobrepujado pela paixão às bicicletas. Participei e ainda participo de provas tanto de Mountain Bike, quanto de ciclismo de estrada. Tenho no currículo, uma viagem de 13.000 Km toda feita em bicicleta pelo sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. (http://confinsaustrais.blogspot.com.br/) .

Meu perfil no Strava é:  www.strava.com/athletes/5505594